Um novo ano está começando! Neste 2022, após dois anos de pandemia do coronavírus, comemoramos o alcance da vacina que, graças ao trabalho incansável dos agentes do SUS, chegou para um maior número de pessoas, diminuindo a letalidade do vírus, ao mesmo tempo em que nos preocupamos com o aprofundamento das desigualdades sociais provocado pela emergência sanitária.
O impacto da pandemia nas demandas de proteção social é a grande diretriz da política de Assistência Social em 2022. Após um longo período de distanciamento social e de diminuição das atividades presenciais nos serviços do SUAS, as equipes precisam se reorganizar e repensar os processos de trabalho para apoiar cidadãos e cidadãs. E, junto com eles, enfrentar os impactos da pandemia nas suas redes de proteção, tais como as vivências de luto, maior exposição às situações de violência doméstica e de Estado, aumento do trabalho infantil em decorrência da diminuição de renda das familias e tantas outras experiências e injustiças invisibilizadas.
De acordo com censo recente da prefeitura de São Paulo, houve um aumento de 31% da população em situação de rua, registrando neste início de ano, um total de quase 32 mil pessoas na capital paulista. O fechamento das escolas teve efeito negativo avassalador no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e adolescentes, além de deixar um vazio na identificação das situações de violência doméstica e exploração sexual e, para muitas famílias, um agravo na insegurança alimentar. Todas essas vivências indicam que para o enfrentamento desses impactos ações intersetoriais e articuladas serão ainda mais necessárias.
Diante de tudo isso, a Vira e Mexe quer estar mais próxima de você e começa o ano com novidades! Estamos lançando este informativo mensal para compartilhar nossas reflexões sobre a política pública da Assistência Social, os aprendizados do nosso trabalho na educação permanente para pessoas trabalhadoras da Assistência Social, gestoras e conselheiras; contar sobre nossas parcerias e indicar leituras e materiais. VeM com a gente e nos conte o que você achou!