Serviços

SERVIÇOS

Palestras

Temas atuais que desafiam os profissionais da nossa área também nos impulsionam a levar informações, análises e resultados das nossas pesquisas para um público maior.

Participamos de seminários para ampliar reflexões e disseminar ideias que contribuam para melhoria dos processos de gestão, de atenção à população e de participação e controle social.

Temas em foco: Trabalho social no SUAS. Articulação em rede. Educação Permanente. Referência e Contrareferência no SUAS. Segurança de Convivência no SUAS. Participação e controle social.

Cursos Presenciais

Muitas situações do cotidiano de trabalho trazem dúvidas e inseguranças. Para nós essas situações são também oportunidades para o desenvolvimento de competências individuais e coletivas. Sempre que possível, realizamos os cursos formando turmas com profissionais de diferentes funções, diferentes serviços e até mesmo de diferentes municípios.

Desenvolvemos cursos de capacitação com metodologias participativas que apoiam os profissionais na construção de novas metodologias para lidar com situações concretar em seus diferentes contextos

Com mais conhecimento e novas ferramentas, sabemos que é possível produzir maior confiança entre os profissionais e melhorar a qualidade da atenção à população. As situações cotidianas dos profissionais viram perguntas que geram novos aprendizados.

As perguntas para as quais nossa equipe tem se dedicado mais intensamente são:

  • Cheguei agora na Assistência Social: como ela funciona, como posso contribuir?
  • Afinal, por que a convivência é um resultado esperado do trabalho social no SUAS?
  • É possível articular a proteção social básica e proteção social especial no dia a dia?
  • Como atuar com demandas coletivas?
  • Como planejar nossas ações a partir do conhecimento dos territórios?
  • Para que serve o trabalho com grupos na Assistência Social? Como fazer?
  • Como aumentar a participação dos cidadãos nos serviços do SUAS?
  • É possível atuar em rede?
  • Sou conselheiro, e agora?

A duração das ações de capacitação pode variar entre 16 e 40 horas ou mais.

Estamos desenvolvendo ferramentas para combinar ações presenciais  e ações com mediação de tecnologia para viabilizar nosso trabalho nos municípios menores e nas organizações sociais que atuam em diferentes cidades.

Apoio às Equipes

Alguns processos de trabalho desafiam as equipes a rever sua visão da realidade, suas escolhas e seus modos de funcionamento.  Esses desafios demandam uma atenção mais de perto, por isso, desenvolvemos processos de apoio às equipes de um serviço ou de uma área da gestão.

A duração e regularidade desses processos é bastante variável, podendo ser de 20 horas ou mais.

Pesquisas, Diagnósticos e Planos

Assessoramos equipes de gestão e conselheiros no desenvolvimento de pesquisas, diagnósticos e planos. Trabalhamos para que as equipes de gestão e conselheiros possam tomar decisões e eleger prioridades com base no conhecimento da realidade e no reconhecimento dos saberes de diferentes atores e instituições.

Adotamos metodologias participativas para gerar produtos – como pesquisas, diagnósticos e planos – e também para desenvolver competências das equipes no decorrer do processo. Nossa equipe tem ampla experiência na área da pesquisa e da gestão pública para apoiar gestores e conselheiros na construção e no uso de ferramentas para levantamento, e análise de informações e planejamento.