Foto de Serviços Vira e Mexe

Supervisão

  • Apoio e supervisão técnica presencial e a distânciaApoiamos equipes dos serviços da assistência social, CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) e Centro Pop (Especializado na atenção à população em situação de rua) e também das organizações da sociedade civil prestadoras de serviços públicos, como acolhimento institucional de crianças e adolescentes, Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Abordagem Social de rua entre outros.
  • Nosso apoio contribui para o aprimoramento de competências profissionais para lidar com desafios cotidianos. Atualmente, esse apoio tem sido feito na modalidade presencial e a distância, com carga horária e frequência que variam, a depender da demanda das equipes.
  • A condução dos encontros de apoio e supervisão técnica busca manter coerência com os princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS e da Resolução do CNAS que regula essa oferta educativa para as equipes.
  • Facilitamos encontros que promovem o desenvolvimento de competências individuais e coletivas fundamentais, tais como: ampliação das sensibilidades de escuta e diálogo nos processos de acolhida.
  • Diversificação de estratégias e ferramentas para promover convivências mais protetivas. Ampliação da capacidade de trabalhar com coletivos.
  • Maior entendimento das potencialidades e dos limites nos processos de acompanhamento de famílias e grupos. Por isso, criamos espaços de confiança para que os desafios sejam nomeados e reconhecidos.
  • Estimulamos diversas formas de estudo para aprofundar entendimentos sobre as situações desafiadoras do cotidiano.
  • Propomos espaços coletivos para análise e troca de experiências. Apoiamos e incentivamos a criação de novas formas de lidar com os desafios, com base na realidade vivida e nas utopias compartilhadas.
“Lidar com situações imediatas que estão acontecendo acolhe as equipes e nos fortalece para seguir nosso trabalho. Nossa escolha profissional é manter atenção de qualidade à população, esses encontros nos ajudam a fortalecer esse compromisso.”
Técnica de CREAS de Franca/SP
“Ao chegar a um encontro como esse, todos nós temos ouvidos para ouvir as proposições e o que será posto. Ao término, a constatação é que também temos voz, e ela será e está sendo ouvida para a construção dos nossos objetivos.
Educador social do Centro Pop de Campinas
“Gostei muito desde a recepção, a forma carinhosa e acolhedora como foi colocada a pauta. Gostei da forma leve e objetiva como foram construídos os tópicos. Vocês usam as palavras certas para nos deixar à vontade e tranquilos para nos expormos. Sinto -me aberta para aprender e trocar experiências.”
Técnica CRAS Norte de Florianópolis.