Blog VeM

Equipes debatem os impactos da pandemia além da fome e da pobreza

Nos meses de setembro e outubro, a Vira e Mexe realizou um trabalho junto à Secretaria de Assistência Social de Ipatinga (MG), no escopo da parceria da Secretaria com a Fundação Renova. Os encontros conduzidos por Abigail Torres, sócia diretora da Vira e Mexe, e Roberta Rangel, assistente social e facilitadora, tiveram como foco central estimular as equipes a reconhecerem os impactos da pandemia para além do agravamento da fome e da pobreza material. 

“É preciso reconhecer outras ‘fomes’, decorrentes da perda de vínculos, da vivência de isolamento e abandono, do aumento da violência racial e de gênero, para que possamos enfrentá-las no trabalho social dos serviços do SUAS”, explica Abigail. 

Participaram dos encontros cerca de 80 profissionais que atuam nos CRAS, CREAS, Centro POP e Serviço de Acolhimento. A partir da proposta de trabalho da Vira e Mexe, as equipes experimentaram mudar o foco do diálogo nos grupos e se permitiram reconhecer outras vivências de sofrimento, assim como de resistência. 

Ao propor o deslocamento da centralidade dos serviços no combate à fome e dirigir as atenções da equipe para as desproteções do campo relacional, as participantes destacaram em suas avaliações:

Os conceitos de desproteções me trouxeram reflexões e um norte sobre o nosso trabalho, principalmente nos fazer perceber que nossa atuação é no campo relacional, que as demandas materiais são atravessamentos. Porém diante de todas as questões sociais, muitas vezes o material tem estado em primeira linha. Isso fica muito claro nas discussões de grupos.

Acredito que o próprio fato de parar para estudar e escutar já propicia uma reflexão do fazer profissional. O SUAS precisa e deve ser construído diariamente, considerando que a dinâmica social está em movimento
.

Ao final do segundo ciclo de oficinas, o grupo firmou compromisso para a realização de um seminário no próximo ano com o objetivo de sistematizar as novas estratégias de trabalho que as equipes vão criar e implementar.

Sem tempo pra ler?

Deixe seu email abaixo e receba nossas NOVIDADES

Conheça nossa GALERIA