loading

Blog VeM

Vira e Mexe no diálogo com a política pública de educação

Planejar coletivamente para criar estratégias de enfrentamento às desigualdades sociais marca a trajetória da Vira e Mexe e tem sido nossa dedicação constante, tanto no apoio às equipes que atendem aos cidadãos, como às equipes da gestão e do controle social. Essa atuação se dá principalmente no SUAS e, neste ano, nosso diálogo se intensificou com outras políticas públicas como Educação, Cultura e Saúde.

Em 2024, a Vira e Mexe foi parceira de conteúdo da Fundação Itaú Social e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para fortalecer a atuação de mais de 5 mil Agentes de Busca Ativa Escolar (Abaes). As Abaes são mulheres da comunidade que participam do programa municipal Estudante Presente Transforma Futuros, que compõe um conjunto de estratégias para o enfrentamento do abandono, evasão e exclusão escolar. A atuação dessas mulheres nas unidades públicas de ensino da cidade de São Paulo tem contribuído para trazer de volta à escola, crianças e adolescentes.

Para nós é uma realização singular colocar nossos saberes e competências para a formação de trabalhadores sociais e na elaboração de materiais didáticos à disposição da construção intersetorial com a Educação na cidade de São Paulo.

A equipe da Vira e Mexe, também formada por mulheres, foi mobilizada para atuar nesse projeto. Profissionais de diferentes áreas, como psicologia, pedagogia, comunicação sociais e design gráfico, trabalharam para garantir a qualidade dos materiais. Conteudistas com vasta experiência na área da educação produziram conteúdos consistentes. Desenhistas instrucionais e profissionais da comunicação contribuíram para que esses conteúdos fossem disponibilizados em vídeos, textos e outros materiais numa linguagem simples, acessível e esteticamente atrativo, facilitando o entendimento e aprendizado de todas as pessoas que atuam no Programa.

Associado à elaboração desses materiais a equipe da Vira e Mexe realizou oficinas para apoiar as equipes da Secretaria de Educação da cidade de São Paulo a usá-lo nos espaços formativos para Abaes e equipes de gestão educacional.

Celebramos com alegria a oportunidade de contribuir com o direito à educação pública de qualidade de crianças e adolescentes por meio da produção de materiais politicamente posicionados e, ao mesmo tempo, capazes de ampliar o repertório de atuação das Abaes e da equipe de gestão educacional. Temos convicção que o combate às desigualdades não pode ser atribuído às próprias pessoas, essa é uma responsabilidade do Estado.

Sem tempo pra ler?

Deixe seu email abaixo e receba nossas NOVIDADES

plugins premium WordPress