loading

Blog VeM

Planejar para proteger

Quando a pandemia de covid19 demonstrou ser mais grave e passou a requerer medidas de isolamento social, nós da Vira e Mexe entendemos que era necessário intensificar processos de planejamento e organização do trabalho, para que ao longo da emergência sanitária, não se perdesse tempo e foco, com ações inócuas, sobrepostas e dissociadas da responsabilidade do SUAS. 

Defendemos que um sistema que lida com situações complexas que se agravam nos ciclos de crise e atua com recursos escassos tem ainda mais necessidade de  planejar, inclusive para dar visibilidade a demandas que não poderão ser atendidas, pela insuficiência de recursos humanos e materiais. Assim, é imperativo o desenvolvimento de ações coordenadas em contextos de emergência. 

Além disso, outra razão para intensificar o planejamento no SUAS é que há pouca compreensão coletiva sobre as responsabilidades dessa política pública. De modo que é comum se atribuir responsabilidades às equipes do SUAS que não são do campo dessa área, assim como é comum que demandas dos serviços de assistência social fiquem invisibilizadas em momentos de crise. 

Para apoiar as equipes nessa tarefa de planejamento numa conjuntura de emergência escrevemos o texto “ SUAS na pandemia: planejamento para assegurar proteção”. Ainda que tenhamos passado a fase mais aguda da pandemia, retomamos aqui essa publicação e recomendamos a leitura porque os impactos da pandemia ainda são sentidos por um imenso percentual da população e nossos contextos de emergência e crises se sobrepõem constantemente por diferentes razões. 

Assim, entendemos que planejar para assegurar proteção do SUAS em suas especificidades e responsabilidades legais é tarefa cotidiana e constante.

Neste momento em que se projetam as ações do ano e precisamos produzir informações para subsidiar as conferências, planejar é ainda mais necessário. Acesse a publicação aqui.

Sem tempo pra ler?

Deixe seu email abaixo e receba nossas NOVIDADES

plugins premium WordPress