Foto da galeria Vira e Mexe

Stela Ferreira

Sócia e uma das fundadoras da Vira e Mexe. Cientista Social, mestre e doutora em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais. Com 20 anos de experiência na formulação de processos de educação em serviço para trabalhadores sociais, tornou-se profissional de referência nacional sobre Educação Permanente no SUAS.

A trajetória da Stela mistura experiências de estudos e pesquisas, produção de materiais didáticos e criação e desenvolvimento de processos formativos, particularmente na política de assistência social. Suas publicações nessa área vão desde escrita de cartilhas para conselheiros de assistência social (2006) e da NON-RH anotada e comentada (2011), passando pela colaboração ao CNAS na construção da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS (2013), até a elaboração de matrizes de competências das equipes do PAIF e PAEF e cursos introdutórios para coordenação de CRAS, CREAS e Centro Pop (2016-2018).

Como sócia fundadora da Vira e Mexe, além de atuar como responsável técnica nos serviços que prestamos, está sempre atenta às demandas de gestores e das equipes, construindo estratégias de trabalho viáveis e assertivas, que dialoguem com as diferentes realidades. Mais recentemente, tem se dedicado ao aprimoramento de estratégias didáticas para processos de educação a distância.

Está sempre “na roda”, aprendendo e ensinando nos processos grupais que desenvolvemos. Sua experiência como pesquisadora alimenta a construção de metodologias participativas e os processos de sistematização do nosso trabalho.

Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social, NEPSAS/PUCSP.