loading

Blog VeM

Avaliação do projeto Crescer Sem Violência

A Vira e Mexe está apoiando a Fundação Roberto Marinho na avaliação da formação do projeto Crescer Sem Violência, em sua edição no município de Vitória da Conquista, na Bahia. O projeto Crescer Sem Violência é realizado pelo Canal Futura em parceria com o Unicef e a Childhood Brasil. Com abrangência em todo o país, o projeto tem como objetivo disseminar informações e metodologias para o enfrentamento das múltiplas formas de violência contra as crianças e os adolescentes. Realiza ações de capacitação, presenciais e a distância, para educadores e profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente, além de campanhas e distribuição de material pedagógico, formando uma ampla rede de mobilização. 

A parceria entre a Childhood Brasil e a Fundação Roberto Marinho agrega diferentes saberes para qualificar intervenções nesse campo, pois de um lado, a Childhood tem longa experiência na temática e a Fundação Roberto Marinho uma sólida expertise de formação a partir da metodologia de telecurso, produzindo materiais audiovisuais para apoiar profissionais de organizações sociais, conselho tutelar, vara da Infância, escola, polícia,unidades de saúde, CRAS e CREAS, dentre outros que atuam na Rede de Proteção da crianças e do adolescente e contribuir para que eles identifiquem e lidem com situações de violência. 

 “Para nós é muito bom fazer esse trabalho com a Fundação Roberto Marinho por dois aspectos. De um lado, por contribuir para dar nitidez aos resultados da formação que contribuam com a causa da proteção à infância e adolescência. E de outro lado, ter a oportunidade de conhecer o alcance da formação na perspetiva de profissionais de um município que tem se empenhado na sustentação da rede de proteção de crianças e adolescentes. Valorizamos muito o diálogo com estes profissionais que estão na ponta, para a gente aprender como eles estão lidando com os desafios de enfrentamento às situações de violência contra crianças” explica Stela Ferreira, diretora da Vira e Mexe. 

Ainda que o projeto seja muito bem avaliado internamente e tenha recebido várias premiações no Brasil e no exterior, a Fundação Roberto Marinho entendeu que era importante ter uma avaliação externa da formação e convidou a Vira e Mexe para realizar esse trabalho, acompanhando o projeto em Vitória da Conquista (BA) na edição deste ano.

A gestão municipal de Vitória da Conquista tem investido no fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes. Com apoio externo, o município implantou, em 2015, o Centro Integrado dos Direitos da crianças e do adolescente conforme prevê a lei  federal 13.431, de 2017, por essa iniciativa o município é reconhecido nacionalmente como pioneiro na implantação da lei que estabelece protocolos para evitar a revitimização de testemunhas e vítimas de violência. O Centro abriga 14 órgãos ligados à assistência social e aos sistemas de Justiça e Segurança Pública. 

 “A construção conjunta possibilita que a gente valorize as técnicas e o conhecimento acumulado da equipe da Fundação Roberto Marinho, agregando a expertise da Vira e Mexe em processos participativos de avaliação. É o encontro de duas abordagens de avaliação, com técnicas avaliativas diferentes que se somam nessa disponibilidade de construção conjunta. A gente faz junto. A gente leva o que a gente sabe e reconhece o que o outro sabe” conclui Stela Ferreira. 

Sem tempo pra ler?

Deixe seu email abaixo e receba nossas NOVIDADES

plugins premium WordPress