Cursos Presenciais

  • Cursos presenciais e a distânciaDesenvolvemos cursos introdutórios para trabalhadores, gestores e conselheiros recém-chegados à área. E também cursos de atualização para aqueles que demandam novos conhecimentos e ferramentas profissionais, especialmente nesta conjuntura da pandemia da covid-19.
  • Oferecemos cursos nas modalidades presencial e a distância com metodologias ativas e participativas, para que os cursos sejam motivadores e facilitem aprendizagens que façam sentido no cotidiano dos trabalhadores.
  • Os cursos são elaborados a partir da análise sobre as demandas de aprimoramento de competências individuais e coletivas para a atuação na gestão, nos serviços e no controle social. O conteúdo dos cursos tem como foco desenvolver competências dos profissionais para lidar com o impacto no seu trabalho vindo de fenômenos conjunturais, como a pandemia da covid-19, ou ainda de situações como a atualização de recomendações e normativas.
  • Nossos cursos buscam estimular a motivação para estudos, descobertas e novas perspectivas sobre o fazer cotidiano. Alguns exemplos de temas dos cursos: Assistência Social: o que é, como funciona, o que se espera do trabalho profissional. Segurança de Convivência e os desafios para fortalecer vínculos no enfrentamento de vivências de injustiça social. Articulação entre a proteção básica e proteção especial e os desafios para assegurar uma proteção mais integrada e integral. Articulação em rede nos territórios, diálogos intersetoriais. Planejamento para enfrentar desigualdades sociais nos territórios. Desafios do trabalho coletivo e com grupos nos serviços de assistência social.

“Gostei muito da metodologia adotada: misturar as proteções e os serviços foi e é essencial para a troca de experiências e aprendizados.  As atividades em grupos favoreceram o entrosamento entre os trabalhadores do SUAS e a troca de experiências.”

Técnica da equipe de Jaraguá do Sul.

“Os encontros contribuíram muito porque partimos de um relato delicado de uma vivência do SCFV e fizemos o exercício de reconhecer o relato na teoria, o método e resultado. Assim, fica claro que não se trata de brincadeira, recreação ou curso, mas de um trabalho fundamentado e pautado na Política de Assistência Social.”

Educador social do SCFV de Santos.
“Eu me surpreendi, pois pensava que seria mais fechado com atividades feitas nos slides. Mas a proposta e o desenvolvimento da capacitação foram totalmente na contramão: foi dinâmica, interativa e muito rica em informações.” 
Técnica da Proteção Básica de Guará.