loading

Blog VeM

Participação de usuários com rádio-carta em BH

Há tempos temos feito a defesa da importância da participação de usuários no cotidiano dos serviços do SUAS. Ao analisar a fundo os desafios para informar e mobilizar cidadãos usuários nos processos de conferência, por exemplo, percebemos que a participação tem sido um dos maiores desafios no cotidiano dos serviços do SUAS.

Em Belo Horizonte, entre janeiro e março, realizamos um percurso de Educação Permanente que demonstrou a potência da participação direta de usuários na dinâmica e organização dos serviços do SUAS, por meio das Comissões Locais de Assistência Social (CLAS) e dos Conselhos Regionais de Assistência Social.

O artigo “Participação como foco de aprendizagem na educação permanente no Sistema Único de Assistência Social, de autoria de Abigail Torres e Stela Ferreira (clique no nome do artigo para acessar) foi a referência de reflexão coletiva das usuárias, trabalhadoras e gestoras sobre os desafios da participação em cada Comissão Local e Conselho Regional. Entre as mais de 50 CLAS, dois desafios ficaram mais evidentes: como informar as pessoas para que elas tenham interesse em participar? Como mobilizar mais usuários para os espaços participativos nos serviços?

Esses desafios evidenciam algo que notamos em vários municípios por onde temos realizado processos de supervisão técnica: as dificuldades de fazer uma comunicação em linguagem acessível e a limitação de estratégias para assegurar a mobilização de usuários.

Neste trabalho em Belo Horizonte, aplicamos a metodologia de comunicação popular, inspirada em Mario Kaplún, educomunicador, jornalista e escritor argentino, para experimentar formas de produção de conteúdo compartilhada entre trabalhadores e usuários. 

Por meio da experiência de criação da rádio-carta, carinhosamente batizada como “Rádio Mexidão”, o grupo produziu áudios cheios de vida, compromisso e luta que circularam entre as nove regionais de Belo Horizonte, ecoando práticas mais participativas.

Ouça abaixo um dos episódios da Rádio Mexidão, gravado por Almir Damasceno, Assistente Social da capital mineira, no qual ele conta como a equipe buscou uma solução criativa para estimular a participação dos usuários e para levar informações sobre as questões da Assistência Social para a população.

Sobretudo, a rádio gerou inspiração para a construção de diferentes possibilidades de ampliar a participação de usuárias ao mostrar que é possível construir e disseminar conteúdos junto com elas. Ouça abaixo um episódio de podcast criado por uma Comissão Local de Assistência Social inspirado na experiência da Rádio Mexidão. 

Nossa gratidão a todas as pessoas que compartilharam seus saberes e propostas para fazer do SUAS uma política mais popular como desejamos.

Sem tempo pra ler?

Deixe seu email abaixo e receba nossas NOVIDADES

plugins premium WordPress