Parem de nos matar. É o brado que une mães na busca inconformada por justiça. Por entre histórias, poemas e cartas, a dimensão testemunhal do massacre/genocídio de jovens negros em curso em São Paulo e o enlaçamento afetivo sustentaram a construção de um coletivo de dezessete mulheres compromissadas com a produção deste livro, um Livro-Luta por Justiça e Memória.
A publicação do livro é um sonho dessas mães, concretizado pelo engajamento de muitas profissionais e instituições (*), como nos conta nossa entrevistada Lucia Helena Nilson (She), psicóloga e psicodramatista participante desse processo.
As oficinas virtuais de escrita, realizadas durante a pandemia, abriram passagem para expressões de sofrimentos e desejos por meio do estímulo à criatividade, pelo cuidado com a palavra do outro e pela experimentação artesanal. Essas mães teceram suas narrativas apoiadas por um grupo de tutoras. She foi uma das tutoras do projeto e nos conta o encantamento desse encontro.
“O encantador foi ver a coragem das mães para falar de suas dores ao ver a vida de seus jovens filhos sendo ceifada, alguns ainda adolescentes. E, ao mesmo tempo, valerem-se da poesia para denunciar isso”.
Por que vale a pena ler o livro Mãe em Luta
A Vira e Mexe recomenda a leitura endossando as palavras da nossa entrevistada:
Finalizamos esse convite com a voz-manifesto que queremos ecoar a trabalhadores e trabalhadoras do SUAS para que a vida desses jovens negros e suas famílias não nos seja indiferente:
“ À morte assassina, sistêmica e brutal impetrada pelo Estado violento e racista a vida responde em suas múltiplas formas e linguagens reconfigurando existência e (re)existências. O livro Mães em Luta demonstra o quanto uma criação coletiva pode contribuir para que as pessoas se reconheçam cada vez mais como sujeitos sociais, políticos e históricos, como agentes e criadores da realidade em que vivem.”
Ouça abaixo um áudio da Sol, uma das mães em luta, que conta a importância deste livro para as famílias envolvidas e para toda a sociedade.
(*) Movimento Mães em Luto da Zona Leste, Centro de Direitos Humanos de Sapopemba (SP), Núcleo de Lógicas Institucionais e Coletivas (PUC-SP), Clínica do Testemunho, do Instituto Sedes Sapientia; Grupo de Psicodrama Público Mandacaru.
FICHA TÉCNICA
Título: Mães em luta
Autoras: Gilvania Reis Gonçalves, Maria Medina Costa Ribeiro, Miriam Damasceno da Silva, Rossana Martins de Souza Rodrigues, Sidineia Santos Souza, Solange de Oliveira Antonio, Tatiana Lima Silva
Prefácio: Damazio Gomes da Silva e Valdênia Aparecida Pauino Lanfranchi
Orelha: Paulo Sérgio Pinheiro
Coordenação do Projeto de Escrita: Claudia Cristina Trigo de Aguiar e Maria Cristina
Gonçalves Vicentin
Coordenação das Oficinas de Escrita: Cristiane Tavares
Mediação das Oficinas de Escrita: Cristiane Tavares, Geruza Zelnys e Rioco Kayano
Mediação e Memória dos encontros Projeto Escrita: Lucia Filomena Carreiro e Maria da Glória Calado
Tutoras: Claudia Cristina Trigo de Aguiar, Cristiane Tavares, Lilian Breschigliaro, Lucia Filomena
Carreiro, Lucia Helena Nilson (She), Maria da Glória Calado, Maria Cristina Gonçalves Vicentin
Editor e organizador: Eduardo Guimarães
Projeto gráfico e ilustrações: Raquel Matsushita
Páginas: 144
ISBN: 978-65-996462-9-4
Editora: Fábrica de cânones (fabricadecanones.com.br – tel: 11-98338-2314)
Ano de lançamento: 2022