Foto da galeria Vira e Mexe

Eliane Alves

Compõe a equipe desde 2016. Socióloga, com Pós-Doutorado em Ciências Humanas e Sociais. Pesquisadora do grupo “Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva” da Universidade Federal do ABC. Tem mais de 20 anos de experiência em pesquisas qualitativas e análise de políticas públicas, com foco nas desigualdades sociais e urbanas de gênero, raça e classe.

Eliane trabalha com pesquisa qualitativa há mais de vinte anos, com domínio de metodologias participativas e da técnica de grupo focal. Tem experiência na análise e diagnóstico de políticas públicas com foco territorial, como a habitação e a assistência social. E, mais recentemente, te se dedicado ao aprofundamento das dimensões étnico-raciais e suas relações com as políticas públicas.

A dedicação à pesquisa sobre a judicialização do direito à moradia traz importantes contribuições sobre o tema, além do diálogo com atores do sistema de justiça, particularmente a Defensoria Pública.

Na Vira e Mexe, Eliane traz o rigor da pesquisa acadêmica, associado à sensibilidade de quem vivenciou os impactos sociais de grandes obras de infraestrutura, como a Usina de Belo Monte no Pará, além da vivência em território que resiste às formas indignas de moradia. Com essa bagagem, contribui em nossas ações de pesquisa e planejamento.